Década de 60

Década de 60: A sociedade passava por acelerado ritmo de mudança no aspecto cultural, evidenciada nos costumes: vestuário, música e ações individuais e coletivas.A Guerra do Vietnã, a Revolução Cultural Chinesa influenciavam os sistemas socialistas. Em maio de 1968, estouraram as revoltas dos estudantes franceses, repudiando o autoritarismo em todos…

leia mais

Década de 70

A crise do petróleo foi determinante. A OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) aumentou drasticamente o preço do produto, passando a controlar as exportações aos países, principalmente em represália aos que apoiaram Israel, na Guerra do Yom Kippur ( estados árabes contra Israel). Houve séria crise econômica, o que…

leia mais

Década de 80

A luta entre comunismo e capitalismoperdia sua força. Os países do Leste Europeu aspiravam por liberdade e finalmente o regime socialista desmoronou. Marco das transformações foi a Queda do Muro de Berlim, transmitido, pela TV, ao mundo.             No Brasil, vivia-se grave crise política e econômica, que levou o país…

leia mais

Década de 90

Inicia-se a época da tecnologia e das relações sociais. A Informática, via Internet, levou a grande avanço no sistema de comunicações: tempo acelerado, distâncias encurtadas… Facilidade versus controle. Sabe-se de tudo, internacionalmente, em tempo real: nada mais fica às escondidas… No Brasil, vive-se a internacionalização, em todos os aspectos, quanto…

leia mais

De 2001 até 2020

Novo século, início do intenso uso de tecnologias, principalmente quanto aos meios de comunicação: celulares recebem grande número de aplicativos, suas funções se sofisticam… O século mal se inicia e o atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova York, deixa o mundo em sobressalto, dando início à Guerra do Afeganistão…

leia mais