ESTAMOS TRABALHANDO PARA ATUALIZAR TODAS AS ÁREAS DO SITE!! EM BREVE, UM NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS DO PARAÍSO!

O SENHOR NOS PEDE: “AVANCEM PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS EM 2017!

95

Queridos paroquianos, neste novo ano de 2017, quero saudá-los na paz e alegria do Senhor Jesus Cristo. Após seis meses, como pároco de vocês, conheci melhor a realidade de nossa Paróquia de Nossa Senhora do Paraíso. Percebi os inúmeros valores e potenciais, como também, as necessidades e dificuldades de nossa comunidade paroquial. Sinto a voz do Senhor nos pedindo, neste ano que já iniciamos, para avançarmos para águas mais profundas, como na passagem da pesca milagrosa (Lucas 5,1-11). Avançarmos na nossa ação evangelizadora e pastoral, nas dimensões missionária, formativa, espiritual e solidária. Não podemos nos acomodar, achando  que já estamos prontos ou sabemos e fizemos tudo. O Espírito Santo tem novos apelos e missões para nós e para nossa Paróquia; quer nos capacitar mais e melhor como instrumentos de sua graça e amor!

Em nível de Diocese, em 2017, estamos realizando o Sínodo Diocesano, que tem por maior objetivo a elaboração do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O nosso Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) juntamente com todas as pastorais, grupos, movimentos e comunidades, participarão dessa caminhada sinodal, respondendo aos questionários e elaborando relatórios sobre nossa realidade eclesial e as nossas esperanças e expectativas pastorais. Quero contar com uma grande e dedicada participação de todas as nossas instâncias pastorais, para colaborarmos com o processo sinodal diocesano, o que, também, nos ajudará a refletir e conhecer melhor a nossa própria realidade, e os apelos de conversão pastoral que o Senhor espera de nós. Quando chegar o material diocesano faremos a convocação e a organização dos trabalhos sinodais.

Na dimensão missionária paroquial, queremos incentivar e organizar nossos 16 setores missionários para aumentar e aprofundar os mutirões de visitas domiciliares missionárias. Chamar novos agentes e capacitar melhor os nossos visitadores missionários. Pretendo aumentar o número de missas nos setores, pelo menos duas por ano, para que o povo tenha maior contato e proximidade com os padres. O nosso Congresso Missionário em outubro, será o ponto alto de incentivo e animação de nossa ação missionária paroquial.

Em setembro, teremos a renovação e a nomeação dos ministros extraordinários. Contaremos com novos ministros para a distribuição da Sagrada Comunhão nas celebrações e para os enfermos, das exéquias, da bênção e para celebrar o culto e a Palavra, na ausência do sacerdote. Tivemos excelentes indicações de nomes e, agora, vamos consultar as pessoas. Uma vez, que o novo grupo estiver escalado, iniciaremos a formação específica para os ministérios extraordinários. Espero que os escolhidos digam um grande SIM de disponibilidade, serviço e amor, como o SIM de Nossa Senhora, para colaborem com Deus e a sua Igreja.

Quanto à nossa PASCOM paroquial, pretendemos revitalizá-la. Convido mais pessoas que tenham tempo, preparação técnica em comunicação e amor à Igreja de Cristo, que venham ser agentes da nossa equipe da PASCOM. Queremos atualizar e melhorar este nosso jornal paroquial. Aumentar e aprimorar a nossa presença evangelizadora pela internet, e com novas programações de rádio e TV, para atingirmos mais católicos afastados e pessoas descrentes ou sem religião. A audiência e a participação ativa de todos os fiéis colaboram maravilhosamente com essas nossas iniciativas. Contamos com vocês! Participem, divulguem e compartilhem a Boa Nova do Senhor!

Na questão formativa, que é necessária e imprescindível na missão evangelizadora da paróquia, pretendo promover encontros mensais para o estudo de temas e documentos de nossa Igreja. Organizar um curso bíblico no método da leitura orante da Palavra e formações específicas para os ministérios e pastorais. Nossos católicos e os agentes evangelizadores precisam conhecer melhor, amar e viver a Palavra de Deus e a doutrina de nossa fé. A paixão, o entusiasmo, a espiritualidade e a participação na vida e missão da Igreja crescem com uma sólida e efetiva formação permanente.

Nós, padres, também queremos reiterar o nosso desejo e obrigação pastoral em atender às confissões, aconselhamentos e direções espirituais de todos os paroquianos que precisarem. Ministrar a unção dos enfermos, orações , bênçãos e sacramentais para todos os doentes, necessitados e sofredores. Dentro em breve, organizaremos e divulgaremos os dias e horários do nosso atendimento sacerdotal. Também, continuaremos com as assessorias pastorais e o acompanhamento espiritual dos grupos e pastorais de nossa paróquia. Só vos peço a compreensão, a paciência e a oração diária pelo nosso ministério sacerdotal, seja comigo e com o querido Pe. André. Somos poucos operários para uma messe tão grande!

Nossas Missas por Cura e Libertação continuarão em todas as nossas comunidades, neste ano de 2017. Celebraremos alguns Cercos de Jericó, novenas, seminários e temas da nossa realidade na unção e poder redobrados do Espírito Santo. O Senhor está preparando muitas bênçãos, graças, milagres e vitórias através de nossas missas e demais celebrações! Venham celebrar o amor e a graça de Deus conosco!

Que bom! A Paróquia Nossa Senhora do Paraíso está a todo vapor para caminhar e evangelizar neste novo ano. E, já que estamos no Ano Mariano Nacional, ouçamos a voz de nossa Mãe e Padroeira: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (João 2,5). A palavra sábia, a intercessão e proteção maternais de Nossa Senhora do Paraíso nos acompanhem e ajudem em nossa vida e missão paroquiais!

Minha saudação e bênção de pai espiritual e pastor, 

Pe.Vanderlei Nunes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *