ESTAMOS TRABALHANDO PARA ATUALIZAR TODAS AS ÁREAS DO SITE!! EM BREVE, UM NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS DO PARAÍSO!

Santo do Mês – Nossa Senhora de Fátima

80

Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, preparou uma extensa programação para comemorar o evento religioso, em maio 2017. Para a Igreja católica, é um acontecimento histórico.

A comemoração do centenário remete ao ano de 1917, quando três pequenos pastores, os irmãos Francisco e Jacinta e Lúcia, prima dos dois – afirmaram ver a imagem de Nossa Senhora na Cova da Iria, local a 2,5 quilômetros da cidade de Fátima.

Segundo relatos da época, naquele ano, Nossa Senhora teria aparecido várias vezes para as três crianças entre maio e outubro. No dia 13 de outubro, uma multidão teria presenciado o chamado Milagre do Sol, quando, repentinamente, uma chuva que caía cessou e as roupas das pessoas secaram instantaneamente.

O Santo Padre Papa Francisco vai canonizar Francisco e Jacinta Marto no próximo dia 13 de maio em Fátima

Lugar tão especial, a Capelinha das Aparições, a ajuda de Nossa Senhora para sabermos imitar o exemplo dos futuros santos Francisco e Jacinta Marto.

As aparições de Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos. A Igreja confirmou que elas apresentam uma proposta credível e válida de concretização da vida cristã.

Com efeito, a mensagem de Fátima é eloquente para os crentes de todos os tempos; não ficou presa a uma época passada, mas projeta um dinamismo para o nosso presente e abre horizontes de fé para o futuro da história humana. Uma vez que os acontecimentos de Fátima são um apelo à humanidade do nosso tempo, também a celebração do primeiro centenário procura ser mais um instrumento deste apelo atual. Não se trata, portanto, de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um momento do passado.

A peregrinação do Bento XVI PAPA à Cova da Iria, em maio de 2010, na sequência dos seus predecessores, mostra-nos, de algum modo, que na mensagem de Fátima há um conjunto de elementos que a podem tornar veículo de evangelização, caminho para a conversão e para o encontro com Jesus Cristo. Neste sentido, também esta celebração deverá ser um contributo qualificado para aprofundar e atualizar esta mensagem; poderá constituir um impulso na renovação e fortalecimento da fé, apresentar-se-á como um auxílio para o crescimento espiritual do povo de Deus.

Por isso, a celebração deste centenário é, antes de mais e, sobretudo um projeto pastoral, que privilegia o carisma espiritual e de reflexão da fé. Os seus objetivos são de caráter religioso, nas suas diversas vertentes (teológica, celebrativa, espiritual, catequética…) e dimensões (pessoal, comunitária, social…).

Os aspectos de âmbito cultural ou social também têm lugar nestas comemorações, mas sempre na perspectiva da missão: são meio privilegiados para chegar aos que se situam afetivamente distantes da Igreja, é expressão da fé que se celebra, é concretização cristã das realidades humanas.

Os objetivos da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, que ora se apresentam, foram definidos dentro deste enquadramento.

1.      Mostrar o relevo das aparições de Fátima para a Igreja e para o mundo.

2.      Difundir a mensagem de Fátima a nível nacional e internacional.

3.      Fomentar a reflexão sobre a mensagem de Fátima e as suas implicações para a vida cristã.

4.      Desenvolver, à luz da mensagem de Fátima, subsídios de apoio à pastoral.

5.      Apresentar sugestões para viver a espiritualidade de Fátima.

6.      Promover a dimensão festiva do centenário com propostas rituais e culturais.

7.      Dar a conhecer a espiritualidade dos videntes de Fátima.

8.      Valorizar os recursos humanos e as estruturas materiais.

A fama da cidade como local de peregrinação transformou o local em um dos destinos mais procurados de Portugal, atraindo milhares de peregrinos e visitantes todos os anos.

Fonte de Pesquisa :  Portal da Fé – Fátima Portugal, Arautos do Evangelho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *