ESTAMOS TRABALHANDO PARA ATUALIZAR TODAS AS ÁREAS DO SITE!! EM BREVE, UM NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS DO PARAÍSO!

Santo do Mês – Nossa Senhora de Lourdes

160

11 DE  FEVEREIRO  –  NOSSA SENHORA DE LOURDES PADROEIRA DOS ENFERMOS

DIA INTERNACIONAL DOS ENFERMOS

Neste dia 11 de fevereiro a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora de Lourdes, que apareceu para uma jovem e humilde camponesa na França, chamada Bernadete Soubirous e pediu-lhe que bebesse água da fonte, mas no local não havia senão um pouco de água barrenta. Foi então que a menina escavou com as mãos e brotou a água, origem da fonte onde vários milagres de cura, desafiando a ciência, acontecem até hoje, para aqueles que com fé acorrem à intercessão poderosa da Virgem Maria, venerada sob o título de Lourdes.

O Beato João Paulo II(hoje São João Paulo II) instituiu o dia onze de fevereiro, memória das aparições de Nossa Senhora em Lourdes na França como o dia mundial de oração pelos enfermos do mundo inteiro, devido à grande multidão de fiéis que acorrem a gruta de Massabielle a fim de recolher a milagrosa água que brota da fonte.

Este dia  também é celebrado o dia Internacional dos Enfermo, possui uma importância eficaz para toda a Igreja, pois convida-nos a unir nossa fé e oração em favor todos aqueles que padecem inúmeros males e tem sua saúde abalada pelas doenças do mundo contemporâneo, onde cresce gradativamente o número dos que padecem de incômodos e males incuráveis. Ao sermos convidados à solidariedade para com estes irmãos, a misericórdia de Deus nos impulsiona a valorizá-los e conscientizá-los de que não estão sozinhos, nem são inúteis, mas estão crucificados com Cristo para a redenção do mundo.

Unamos então as nossas preces e elevemos com fervor a Deus nossa oração, para que neste dia todos os enfermos sintam-se reconfortados em seu sofrimento e entendam que participando com paciência dos sofrimentos de Cristo, terão parte um dia na glória de sua Ressurreição, como prêmio por sua entrega de amor.

A Virgem Maria e Santa Bernadete intercedam por nossos enfermos e guardem-nos todos em perfeita saúde para podermos melhor glorificar a Deus com nossa vida, grande dom de Deus a ser colocado a serviço dos irmãos que conosco vivem e buscam crescer na santidade e no testemunho da fé.

Aqui especificamente fico pensando o quanto o sofrimento, as doenças podem afetar a vida familiar, pois nestes momentos costumamos nos perguntar o porquê do sofrimento e porque Deus permite que seus filhos passem por estes problemas. E na nossa vida não existe algo tão difícil e complicado para lidar como o sofrimento, mormente quando temos que lidar com doenças, tantos físicas quanto espirituais.

Mas acredito que é neste momento que Deus está lembrando-se de cada um de nós, e como diz aquela mensagem tão conhecida, ele nos carrega no colo e nos acalenta, dando-nos a esperança para vencer estes obstáculos.

E na nossa experiência, até aquelas pessoas que dizem que não acreditam em Deus, nestes momentos de perigo, de enfermidade, depressão, doenças, logo levantam a mão para o céu e clama por Ele, pois sabem que só com fé, muita fé pode vencer todos estes problemas

A Mensagem que a Santíssima Virgem deu em Lourdes, pode ser resumida nos seguintes pontos:

  1. – É um agradecimento do céu pela definição do dogma da Imaculada Conceição, que tinha sido declarado quatro anos antes por Pio IX (1854).
  2. – Derramou inumeráveis graças físicas e espirituais, para que nos convertamos a Cristo em sua Igreja.
  3. – É uma exaltação às virtudes da pobreza e humildade aceitas , ao escolher a Bernadete como instrumento de sua mensagem.
  4. – Uma mensagem importantíssima em Lourdes é o da Cruz. A Santíssima Virgem repete que o importante é ser feliz na outra vida, embora para isso seja preciso aceitar a cruz.
  5. – Em todas as aparições veio com seu Rosário: A importância de rezá-lo.
  6. – Importância da oração, da penitência e humildade e também, uma mensagem de misericórdia infinita para os pecadores e do cuidado com os doentes.
  7. – Importância da conversão e a confiança em Deus.

Um dos maiores santuários marianos do mundo encontra-se em Lourdes. Lá, os corações batem mais fortemente, as línguas emudecem diante de um espetáculo de fé e devoção. Em Lourdes, todos os peregrinos falam e entendem o mesmo dialeto: o dialeto terno e melodioso dos cantos e das orações.

Presencia-se um espetáculo de solidariedade incomparável. Jovens voluntários de toda a Europa trabalham em Lourdes atendendo aos doentes que chegam a todo instante. Os doentes e enfermos são transportados em macas e cadeiras de roda até os locais das celebrações e também para os banhos nas piscinas de águas milagrosas.

Lourdes é um daqueles lugares impossível de descrever, pois cada peregrino, cada visitante tem uma experiência diferente com Deus.

Fonte de Pesquisa: Catolicismo Romano, Portal Diocese de Lorena SP.