Text Box: JUNHO:
MÊS DO DÍZIMO

A Secretaria Paroquial está recebendo dízimo e doações de alimentos nos seguintes horários:

É possível conversar conosco via WhatsApp: (11)96975-2901

Além de poder ir presencialmente na secretaria nos horários acima mencionados, também é possível realizer depósito ou transferência bancária nas opções abaixo:

CNPJ: 57.591.349/0052-02

  • Razão Social: Paróquia NS Do Paraíso
  • Banco: CEF (104)
  • Agencia: 2872
  • Operacao: 003
  • CC: 888-7

ou

  • Razão Social: Mitra Diocesana de Santo André
  • Banco: Bradesco (237)
  • Agencia: 2422
  • CC: 05370-8

Você é um dizimista? Sabe a importância da sua contribuição fiel à Igreja?

Todos nós somos responsáveis pela construção do reino de Deus e nossas atitudes fortalecem a implantação de um mundo melhor onde a participação de cada um reflete a unidade da vida cristã.

O dízimo, por suas dimensões: religiosa (onde reconhecemos Deus como Senhor de todos os bens, é a relação de cristão com Deus); eclesial (manutenção das estruturas da paróquia e da diocese, nossa consciência de pertença à Igreja); missionária (partilhar os recursos com aquelas comunidades que necessitam, que manifesta nossa comunhão como povo de Deus) e caritativa (serviço da caridade, cuidar das necessidades dos mais pobres).

A Igreja nos convida a ser dizimistas, mas muitos se perguntam: se eu já sou dizimista, porque ainda recolher aquela doação no momento da apresentação das ofertas na missa?

É importante compreender a diferença entre dízimo e oferta na missa, embora ambos sejam fruto de nossa fé, do nosso reconhecimento, da nossa gratidão para com Deus, da nossa generosidade, de nosso coração.

O que é o Dízimo?

Dízimo é uma contribuição comprometida com a comunidade paroquial que precisa ser feita periodicamente, normalmente, uma vez ao mês, conforme as condições de cada um. O dízimo ainda é um exercício de partilha em que o cristão se coloca disponível a cuidar a Igreja de Jesus Cristo, para a realização da obra de Deus, de acordo com um plano pastoral que abrange a dimensão eclesial, missionária e de caridade. Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares.

Dízimo é devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá, como primícias da nossa renda.

O que é a oferta? (coleta feita durante a missa)

Já a oferta é algo que se dá além do dízimo, é uma entrega sem compromisso que se pode fazer em qualquer igreja ou obra caritativa, sem necessariamente ter uma periodicidade definida. Pode também ser feita por meio de doação de alimentos, materiais, roupas, entre outras coisas. É uma doação a mais que podemos fazer, espontaneamente, para auxiliar determinada igreja e até mesmo os irmãos mais necessitados que frequentem a comunidade.

A oferta é livre, não tem momento certo, depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece.

O ato de ofertar faz parte dos preceitos divinos e, por conseguinte, deve fazer parte da vida do cristão consciente e agradecido.

O ofertório é o momento propício em que demonstremos nossa participação e comprometimento, pois apresentamos os frutos do nosso trabalho. E uma das maneiras é essa oferta em dinheiro. Assim, temos a oportunidade de unir nossa oferta, nosso sacrifício à oferta e sacrifício de Jesus que nos dá Seu Corpo e Sangue.

O Dízimo no Novo Testamento é partilha: dar-se a Deus e aos irmãos.

Primeiro é dar-se a Deus. Quem se deu a Deus, o resto não tem mais conta.