Década de 80

A luta entre comunismo e capitalismoperdia sua força. Os países do Leste Europeu aspiravam por liberdade e finalmente o regime socialista desmoronou. Marco das transformações foi a Queda do Muro de Berlim, transmitido, pela TV, ao mundo.

            No Brasil, vivia-se grave crise política e econômica, que levou o país à recessão, com grandes dívidas externas e alta inflação; o regime militar se enfraquecia. Em 1984, iniciou-se o movimento das ”Diretas Já”, com amplo apoio da sociedade e manifestações populares por todo país. Após 21 anos, foi escolhido um presidente civil. Foi promulgada a Constituição de 1988. A Igreja Católica atuou durante o período de redemocratização, visando ajudar os fieis a discernir sobre qual caminho seguir.

        Na Região do ABC, a economia industrial apresentou grande queda, como em todo país. Os investimentos industriais despencaram, devido à elevação do custo de mão de obra, do alto valor imobiliário, da forte tensão existente entre o patrão e o trabalhador. Muitas indústrias foram transferidas para outros lugares, atraídas por benefícios oferecidos, ou fecharam suas portas. Foi uma fase de muita dificuldade.

Enquanto isto, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso…

A partir de março de 1984, tivemos como Pároco o Padre Djalma Alves dos Santos. Em 07 de outubro de 1984 foi lançada a pedra fundamental da Capela São Francisco de Assis. No ano de 1987, por iniciativa de algumas pessoas e apoio do Pe. Djalma, iniciaram-se as celebrações na Favela Gamboa e, no dia 12 de outubro, nasce a Comunidade Nossa Senhora Aparecida. O Pe. Dijalma afastou-se em 1989. Atualmente vive em Casa de Repouso, bastante debilitado.

Grupo de Catequese, em frente a “sedinha”, antes da construção da capela.

Padre Djalma e o Grupo da Primeira Eucaristia, já na Capela São Francisco de Assis

Pastorais e Movimentos surgidos na época: Equipe de Festas, Apostolado da Oração,.Pastorais dos Coroinhas e Acólitos, Pastoral do Crisma.

Depoimentos de Paroquianos:

 Família de Maria Gentil: “ Época marcante foi a estadia do Padre Djalma, que tornou a Paróquia viva, pois procurou conhecer os fiéis e também os moradores do bairro. Não cansemos jamais de rezar e pedir a Deus pelos nossos Padres, pois o trabalho não é fácil.”

Vera Lúcia Ferreira Moreira: “ No ano de 1980 iniciei minha missão de Catequista no Jardim Cristiane. Uma sala que existe até hoje, na Rua Martinho Prado (a sedinha), lugar pequeno, onde se desenvolvia a Catequese, na época do padre Djalma. A Comunidade São Francisco de Assis recebeu em doação um terreno e começou a grande batalha para a construção da Capela, pois nosso povo sempre foi muito fervoroso. A partir daí, nossas crianças passaram a fazer a Primeira Eucaristia na nossa Capela, que foi inaugurada pelo Bispo D. Cláudio Hummes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *