Padre Vanderlei Nunes é um sacerdote diocesano da Igreja Católica Apostólica Romana, pertencente ao clero da Diocese de Santo André. Nasceu no dia 05 de maio de 1971 (hoje, 49 anos de idade), no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo. O paulistano é o filho primogênito de Aníbal dos Anjos Nunes (português, falecido em 2007) e de Paulina Nunes (paulista do interior de São Paulo, 86 anos), tendo uma única irmã, Líria Nunes, casada e mãe de uma filha (sobrinha do padre), residente em Santo André.

Desde seu nascimento até 6 anos de idade, teve sua primeira infância, residindo na Vila das Mercês, em São Paulo. Em 1977, a sua família mudou-se para a rua Caxambu, nº 33, no Parque Erasmo Assunção, em Santo André. O jovem Vanderlei Nunes morou neste domicílio até 1988, e sua mãe morou lá até janeiro de 2010. 

Cursou o 1º grau completo e o 1º ano do 2º grau na E.E.P.S.G. Joaquim Lúcio Cardoso Filho, no Parque Erasmo Assunção, a partir de 1978 até 1986, sendo um estudante muito dedicado e reconhecido pelos colegas e professores. Continuou o 2º Grau no curso Magistério, em 1987, na E.E.P.S.G. Profª. Esther Medina, na Vila Lucinda, em Santo André; faltou o 4º ano do magistério, na época, a especialização sobre a Pré-Escola. Ingressou no Seminário da Diocese de Santo André no ano de 1989, em Diadema, tendo por formador, o Pe.Airton José dos Santos (atual Arcebispo de Mariana – MG), e, cursou a licenciatura em Filosofia, na antiga FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga), em São Paulo, entre os anos de 1989 a 1991. Depois, ingressou na casa de formação teológica, na Paróquia São Bento, em São Caetano do Sul, em 1992, tendo como reitor, o Pe.Manuel Parrado Carral (D.Manolo, atual Bispo de São Miguel Paulista), e, cursou a Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, entre os anos de 1992 a 1995. No 4º de teologia, residiu na nova casa de formação teológica, em Santo André (casa na qual seria reitor em 2004).

Foi batizado no dia 26 de setembro de 1971 (memória dos mártires São Cosme e São Damião), na Paróquia-Santuário Santa Edwiges, no Ipiranga, São Paulo. Fez a sua 1ª comunhão eucarística na Capela São Sebastião (pertencente à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Parque Capuava), no Parque Erasmo Assunção, em Santo André, no dia 13 de dezembro de 1981 (memória de Santa Luzia), recebendo-a das mãos do Pe.Antonio Moura da Silva (seu grande modelo sacerdotal e promotor vocacional). Foi crismado no dia 28 de fevereiro de 1986, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo de Santo André, na matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, tendo por padrinho, o Pe.Moura. Enquanto leigo atuante na evangelização e pastoral de sua capela e matriz paroquial, foi dos anos de 1986 a 1988, catequista de crianças para a 1ª comunhão, Perseverança, Batismo e Crisma; coordenador de grupo de jovens da Pastoral da Juventude (PJ) e ministro de coordenação do núcleo de jovens; e, coordenador de um grupo de CEB’s. Sentiu o chamado vocacional para o sacerdócio em agosto de 1986, na missa do dia do padre, e ingressou no grupo de vocacionados da Pastoral Vocacional Diocesana, no ano de 1988, coordenado pelo Pe.José Soares (Pe.Zezé), que muito lhe ajudou a discernir e escolher o estado de vida sacerdotal diocesana.

Fez a sua formação pastoral no período de Seminário, aos finais de semana nas seguintes paróquias de nossa Diocese: Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Diadema, 1989-1990), Paróquia São Sebastião de Rio Grande da Serra e Bom Jesus de Paranapiacaba (1991), Paróquia São João Batista do Riacho Grande (São Bernardo do Campo, 1992), Paróquias São Geraldo Magela e Jesus de Nazaré (São Bernardo do Campo, 1993) e Paróquia Cristo Operário (Santo André, 1994-1995).

Foi admitido, oficialmente, como seminarista, em fevereiro de 1992, na Paróquia São Bento. Recebeu os primeiros ministérios de leitor e acólito, em setembro de 1994, na Catedral do Carmo, em missa presidida por D.Cláudio Hummes. Foi ordenado diácono transitório no dia 25 de junho de 1995, na Paróquia Imaculada Conceição, matriz de Mauá, e presbítero (padre) no dia 02 de dezembro de 1995, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo, em Santo André. As duas ordenações foram presididas por D.Cláudio Hummes,ofm., Bispo de Santo André (hoje, Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo). Adotou o seguinte lema sacerdotal: “Eu vim para que tenham vida em abundância” (João 10,10). Presidiu sua 1ª missa no dia 03 de dezembro de 1995, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, sua paróquia de origem.

Começou seu ministério presbiteral como vigário paroquial das Paróquias Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Prosperidade e São Francisco de Assis, em 1996, em São Caetano do Sul. Assumiu como administrador paroquial a Paróquia São Francisco de Assis, no dia 1º de dezembro de 1996, e tornou-se pároco da mesma igreja, em 20 de maio de 1998, sendo empossado por D.Décio Pereira, e ali permaneceu até agosto de 2004. Foi transferido por D.Nelson Westrupp,scj. para a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, em Santo André, tomando posse como pároco da referida igreja, em 05 de setembro de 2004, e permanecendo nesta até 08 de fevereiro de 2014. No dia 1º de janeiro de 2014, foi transferido e nomeado por D.Nelson, para ser o cura da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Carmo, no centro de Santo André, tomando posse da mesma, no dia 09 de fevereiro de 2014, e permanecendo ali até 16 de julho de 2016.

Funções exercidas pelo Pe.Vanderlei Nunes na Diocese de Santo André: assessor diocesano da Pastoral Universitária, da Renovação Carismática Católica (RCC) e da Pastoral Familiar; reitor da Casa de Teologia do Seminário Diocesano (2004-2008); coordenador regional das regiões pastorais de São Caetano do Sul e Leste de Santo André; membro do Conselho de Presbíteros e Colégio dos Consultores; coordenador diocesano de pastoral (2013-2015); e, exorcista da Diocese, desde 21 de setembro de 2005 até o presente momento.

No dia 16 de julho de 2016, D.Pedro Carlos Cipollini, atual Bispo Diocesano de Santo André, transferiu o Pe.Vanderlei Nunes da Catedral do Carmo para ser o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, no Bairro Paraíso, em Santo André. Tomou posse da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso no dia 22 de julho de 2016 (memória de Santa Maria Madalena), às 19h30, em missa presidida por D.Pedro, que lhe deu uma provisão de seis anos para o pastoreio da referida paróquia.

No dia 23 de agosto de 2017, D.Pedro Carlos Cipollini nomeou o Pe.Vanderlei Nunes como Assessor Diocesano para a Pastoral da Acolhida, pelo período de três anos. E, confirmou-o como sacerdote exorcista da Diocese de Santo André, por tempo indeterminado.

Como reconhecimentos de seu contributo religioso, social e cultural às cidades, onde já exerceu o seu ministério sacerdotal, o Pe.Vanderlei Nunes recebeu o título de cidadão sulsancaetanense no dia 19 de março de 2002, pela indicação da vereadora Suely Nogueira; e, no dia 12 de setembro de 2018, recebeu o título de cidadão andreense pela indicação dos vereadores Almir Cicote e Pedrinho Botaro.

O Pe.Vanderlei Nunes sempre foi e é muito querido e estimado pelos seus bispos e pelo clero da Diocese de Santo André, como também, pelos seus paroquianos das diversas comunidades aonde exerceu, ou ainda exerce o seu pastoreio sacerdotal. É um sacerdote muito conhecido e procurado pelos fiéis católicos em geral, pelos seus dons espirituais, sua dedicada caridade pastoral e por uma extraordinária humildade, alegria, simplicidade e bondade presentes em sua personalidade humana, cristã e ministerial. É conhecido popularmente como “o padre contador de historinhas” em suas homilias, pregações e palestras. É um grande comunicador da Palavra de Deus e da Doutrina Católica, e possui uma profunda espiritualidade alicerçada no uso dos dons carismáticos do Espírito Santo e no exercício do ministério de cura e libertação em favor do povo de Deus.

Padre Jurandir Ribeiro nasceu em Cachoeira Paulista , no interior de São Paulo no dia 27 de Março de 1968. Foi ordenado sacerdote no dia 06 de fevereiro de 2000. É um padre secular, na linguagem popular chamado padre diocesano.

Em 1986 conheceu a comunidade Canção Nova onde começou a trabalhar na Fundação João Paulo II, mantenedora da entidade. 

Após alguns anos de trabalho lá, sentiu o desejo de ingressar na Comunidade Canção Nova, onde depois de 3 anos de encontro vocacional, chamado na Canção Nova de “CAMINHO”, ingressou em 1990. Na Comunidade Canção Nova trabalhou em vários setores: Clube de Evangelização, DAVI (Departamento de Áudio Visuais)  e TV Canção Nova.    Em 1991 foi para a missão da Canção Nova em Rondonópolis/MT onde permaneceu quatro meses.  Logo, retornou à Cachoeira Paulista, onde ficou apenas alguns meses indo em seguida para a cidade de Lorena/SP para a casa de missão que, depois de muitos anos,  a Canção Nova reabriu. Lorena foi o início da Canção Nova. Lá, Jurandir trabalhava em uma livraria  da própria Canção Nova onde também havia uma Casa de Evangelização. Foi aí onde começou a ter contatos com os seminaristas da Diocese de Lorena e os seminaristas salesianos – um deles, o hoje Pe. Edmilson Lopes. Este, entrou depois para Comunidade Canção Nova por indicação de Pe. Jurandir, na época somente Jurandir.

Até se tornar sacerdote, Jurandir iniciou seus estudos de Filosofia na cidade de Lorena, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, dos padres Salesianos, em 1993, depois de ser autorizado pelo Fundador da Canção Nova, Pe. Jonas Abib, hoje Monsenhor Jonas Abib. 

 Em 1996, após termino da Filosofia, após relutar muito, pois tinha medos e receios e após uma conversa muito rápida, de 5 minutos com Pe. Jonas Abib durante um momento de gravação de programa de televisão onde Jurandir era diretor, Monsenhor Jonas disse: “Meu filho, o que você está esperando para ir estudar Teologia?”. Após ainda muitos questionamentos, Jurandir fez a matrícula e foi estudar Teologia. Quando estava no seu último ano de Teologia ainda se questionando muito se queria ou não ser padre, após novamente uma conversa com Padre Jonas chegou a constatação de que era para ser padre.

A partir de então, começou a se preparar indo primeiramente ter uma conversa com o seu bispo ordenante , D.Alberto Taveira Correa, naquela época arcebispo da Arquidiocese de Palmas/TO, hoje arcebispo de Belém/PA. Na época, ele era o bispo ordenante dos padres da Comunidade Canção Nova.

 “Fui muito bem acolhido por D. Alberto que é um bispo muito “paizão”, revela Padre Jurandir. Então, foi marcado o diaconato juntamente com Edmilson Lopes e Wagner Ferreira no dia 25 de julho de 1999.       Depois de seis meses de diaconato aconteceu no dia 06 de fevereiro de 2000, a ordenação sacerdotal onde traz o seu lema: “O Senhor fez comigo uma Eterna Aliança e concedeu-me o Sacerdócio do seu povo” (eclo. 45,8); baseado no livro do Eclesiástico, onde depois de uma forte experiência de adoração ao Santíssimo Sacramento onde sentia fortemente o chamado a vida sacerdotal decidiu estudar teologia e ser padre.

No início do ministério diaconal, Jurandir foi enviado para casa de missão da Canção no Rio de Janeiro e retornou para a ordenação sacerdotal em Cachoeira Paulista. Logo após, voltou para o Rio de Janeiro como sacerdote, onde permaneceu até o início de 200, retornando para Cachoeira Paulista.      Após alguns meses,  foi-lhe solicitado para acompanhar os missionários nas transmissões da TVCN em vários locais do Brasil, permanecendo até 2002.

 Em 2003 foi enviado para a missão de São Paulo, capital. Em 2004 pediu afastamento da Comunidade de vida, passando a participar da Comunidade de aliança (chamada na canção nova SEGUNDO ELO), onde permanece até hoje com compromisso na Canção Nova DEFINITIVO (nomenclatura dada para os membros para sempre da Canção Nova). Na Comunidade Canção Nova, os membros da Comunidade Segundo Elo vivem em seus próprios ambientes onde vivem o carisma Canção Nova. 

Hoje, Padre Jurandir pertence ao clero da Diocese de Santo André desde 2006, acolhido pelo bispo D. Nelson Westrupp, que o incardinou  na diocese. Logo que chegou, já havia trabalho na arquidiocese de São Paulo, na Paróquia São Vitor, no bairro do Brás.     Ao iniciar o curso de Direito Canônico, conheceu o diácono João Lazaro que também fazia o curso, e logo começou ajudar na Paróquia N. S. Aparecida, em São Bernardo, no bairro Alves Dias. Em seguida, foi designado para a Comunidade Santo Antônio e São Benedito também em São Bernardo do Campo, no bairro dos Casa para realizar a transformação da comunidade em Paróquia, hoje, a Paróquia São Benedito, onde após se tornar paróquia, este permaneceu por dez anos. 

Logo após a chegada do novo bispo, Padre Jurandir foi transferido para Paróquia N.S. das Vitórias, em Mauá, ficando um ano e três meses. Depois, saiu  para um ano sabático.

Hoje,  na Paróquia N.S. do Paraíso como vigário paroquial, trabalhando nos movimentos e pastorais, sente-se realizado e feliz procurando colocar em prática o seu lema sacerdotal: “O Senhor fez comigo uma eterna aliança e concedeu-me o sacerdócio do seu povo”. (eclo.45,8).