Devoção a Nossa Senhora do Paraíso

A devoção à Maria é a devoção mais bela de todas as devoções, pois ela é a mãe de Jesus. Ela é digna de todo louvor.

O povo católico de uma forma geral tem um carinho especial por Maria, Maria de todos os títulos. A bíblia por diversas vezes nos traz Maria, desde o livro do Gênesis até o do Apocalipse.

Uma citação que,para mim, resume todas as citações são as palavras de Isabel quando recebeu a visita de Maria em sua casa. “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre!” (Lc 1,42).

Quando falamos de Nossa Senhora do Paraíso, lembramos de Nossa Senhora da Assunção.

Nossa Senhora da Assunção se celebra no dia 15 de agosto e Nossa Senhora do Paraíso também.

Em um documento do Papa Pio XII, a assunção de Nossa Senhora aos céus, ao paraíso celestial, foi definida como um dogma.

O dogma quer nos aproximar da verdade. “Os dogmas confirmam um significado útil, uma verdade que vale, atrás de cada tradição. Sem preocupação em questionar seus assuntos…”

Quando se fala em dogma não se questiona.

A Igreja nos apresenta quatro dogmas a respeito de Maria:

  • A virgindade de Maria;
  • A maternidade de Maria;
  • Maria Imaculada, sem a mancha do pecado original;
  • A assunção de Maria;

Através da devoção a Maria, temos muito a aprender. Maria é, para nós cristãos, um modelo, um exemplo de vida a seguir. Ela foi digna de subir ao céu de corpo e alma. Toda vida de Maria é para nós um convite a viver na santidade.

Maria guardou tudo com grande atenção, palavras e gestos de Cristo em seu coração. Maria foi obediente a Deus.

Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38). E Maria nos recomenda que também vivamos na vontade de seu Filho Jesus, conforme (Jo 2,5): “Fazei tudo que Ele vos disser”.

O próprio Jesus nos diz para fazer a vontade do Pai:

“Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50).