Histórico na Paróquia
Após ter realizado uma palestra na Igreja São Francisco de Assis, de São Caetano do Sul, em 2005, Padre Vanderlei Ribeiro acabou conhecendo ali mesmo, a Pastoral da Sobriedade da Igreja que o convidou para ser palestrante. Foi a partir daquele dia que o sacerdote sentiu Deus colocar em seu coração o desejo de criar a Pastoral da Sobriedade em sua paróquia também. Para isso, convidou a paroquiana Aliete Nascimento, seu filho Wesley e também o paroquiano Tarciso, que frequentavam a Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, para ajudar na criação da Pastoral que leva até hoje o nome de “Grupo de Apoio São Miguel Arcanjo”. Assim surgia a Pastoral da Sobriedade, em 4 de fevereiro de 2006, em nossa Paróquia, e que desde sua criação, a Pastoral vem prestando serviços à comunidade local, por onde já passaram aproximadamente 3.800 pessoas, entre familiares e dependentes, buscando ajuda.
No início, os coordenadores foram Aliete Nascimento e, o vice, Claudio Veronesi que ficaram nos cargos por dois anos até 2007. Em 2008, foram eleitos Valdir Florêncio e sua esposa Fátima Florêncio e vice Claudio Veronesi, que ficaram por dois anos. Em 2009 foram eleitos Edivaldo José e sua esposa Maria Arlete e vice Valdir Florêncio, que também ficaram por dois anos. Depois, o grupo foi coordenado por Roniclei Souza e sua esposa a Ana Cecília Melo, tendo como vices José Galdino e sua esposa Conceição de Freitas.
A Pastoral da Sobriedade, desde seu surgimento na paróquia, vem prestando serviços aos irmãos vítimas de dependência química, como álcool, cocaína, crack, maconha, cigarro, remédios em excesso, entre outrasdrogas, dando assistência em uma de nossas salas da Paróquia.
Atuante, a Pastoral tem uma parceria com a comunidade terapêutica Servos do Amor Misericordioso, para onde os dependentes químicos são encaminhados por necessitarem de maiores cuidados até que consigam deixar os vícios mediante orientação específica.
Venha fazer parte da equipe!