Movimento Mãe Rainha

Histórico na Paróquia

O Movimento da Mãe Rainha em nossa Paróquia iniciou-se no dia 1º de Maio de 1999, com a primeiracoordenadora paroquial, Luzia Ortolani Scorse e o Padre Vanderlei Ribeiro. 

Naquele dia, aconteceu o primeiro envio das 11 imagens peregrinas, juntamente com as missionárias: Elisabeth Bianco (Jd. Cristiane), Geralda Francisca de Moraes (Jd. Cristiane), Hilda Agostinho (Jd. Cristiane), Isabel Correa (Jd. Cristiane), Kátia Aparecida Pacheco (Jd. Cristiane), Júlia Gonçalves (Jd. Estela), Maria Aparecida Guimarães (Jd. Oriental), Luzia O. Scorse (Paraíso), Maria AdeildaRomão (Paraíso), Maria das Graças (Paraíso) e Tereza Sandre (Paraíso).

As reuniões mensais eram feitas na casa da Coordenadora, tendo ocorrido durante o ano de 1999, devido à reforma da Igreja. Em cada encontro, rezava-se o Santo Terço, a Consagração à Nossa Senhora e entregue o Capital de Graças para as missionárias.

A Missa Aliança de Amor acontecia todos os meses, com a presença das imagens.

A paroquiana Luzia coordenou o Movimento por sete anos e meio (1999 – 1º semestre de 2006) e encerrou sua coordenação com 33 imagens peregrinando entre as famílias. 

A primeira Ata da Reunião do Movimento com as missionárias foi lavrada em 14 de junho de 2006, com a Coordenadora Donizete Barbieri, que substituiu  LuziaScorse, já que até aquele momento não havia Ata.

De acordo com o relatório anual feito pela coordenação, havia em 2006, 42 imagens peregrinas.

Em 2007, iniciou-se rezar o Rosário antes das Missas e entre as missionárias também, e foi no mesmo ano quandoaconteceu, com sucesso, o Primeiro Chá-Bingo do Movimento Mãe Rainha.

Foram realizados com as famílias Terços, Encontros da Campanha da Fraternidade e Via Sacra e participação nos trabalhos paroquiais (barraca do bolo, chás beneficentes, rifa da Páscoa).

No final do ano de 2007, havia 60 imagens peregrinas. 

Em 26 de maio de 2008, a Coordenadora ParoquialDonizete passou a coordenação para Maurício e Célia Messias Oda, juntamente com as coordenadoras de grupo: Maria do Socorro, Aparecida e Regina Sardinha.

Os trabalhos continuaram. Foi organizada a Romaria para Atibaia, em nível de Diocese, e a participação na Festa da Padroeira, com a barraca de bolos, que, na época, era na rua e a comunidade se mostrava bastante participativa.

Em 25 de outubro de 2008, assumem oficialmente a coordenação paroquial, Odair e Regina Lucia Souza Sardinha, juntamente com os coordenadores de grupo: Marco Antonio e Maria do Socorro Risevic e ainda, Efigênia.

A Missa da Renovação da Aliança de Amor e Consagração à Nossa Senhora acontece em todas as Comunidades, assim como reuniões, entrega dos jornais quadrimestrais pessoalmente, visitas missionárias, convites para Missa, Terços entre as missionárias e antes das Missas. Tudo isto é importante para o acolhimento das famílias, que é o nosso objetivo: evangelizar com Maria! 

No dia 22 de agosto de 2009, a Pastoral foi convidada a participar do Primeiro Família Show (Clube Portugal) da nossa Paróquia. A procissão de entrada da Mãe Rainha Auxiliar Diocesana foi um momento muito especial. Sua visita derramou muitas graças, abrigando em seu coração materno cada família presente naquele local, pois Elanunca vem sozinha, sempre traz nos seus braços o seu Filho Jesus. 

A Mãe de Deus, como nos ensina o Documento de Aparecida, é a grande missionária continuadora da missão de Seu Filho e formadora de missionários.

O Movimento continuou crescendo e já contava com 85 imagens peregrinando entre as famílias, comércios, enfermos e os primeiros nove jovens missionários em nossa Paróquia. Para isso, a pastoral conta contava com o apoio do então coordenador da Crisma, Eder, para formar os grupos de jovens.

Em setembro de 2009, eles fizeram Oficina no Santuário da Vila Mariana, em São Paulo. Foram feitos dois encontros de estudo e a coordenação se encarregou de levá-los. O Padre José Kentenich trazia a juventude no seu coração. Ele confiava na juventude. Soube incentivar os corações juvenis e animá-los a enfrentar a solidão e o individualismo que surgia no mundo; começar a trabalhar por uma sociedade melhor, por uma “nova civilização de amor”. E nós somos convidados a nos comprometer com esse chamado e, assim, ser parte ativa da renovação do mundo e da Igreja.

Existe uma caminhada a fazer no Santuário da Mãe Rainha como missionária: Oficina para Missionária, Aliança de Amor, Santuário Lar.

E, em 2009, a missionária Donizete Barbieri fez a preparação (estudo) para trazer o Santuário Lar para a casa dela.

No dia 14 de novembro de 2009, ele foi instituído no Santuário da Vila Mariana (SP), com o nome: “Santuário Lar Mãe da Misericórdia”.

No dia 15 de novembro, às 19 horas, foi celebrada a Missa de Acolhimento do Santuário na nossa Paróquia, presidida pelo Padre Vanderlei Ribeiro.

O Santuário é composto pela Cruz de Jesus no Alto, o quadro da Mãe Rainha de um lado e o símbolo do Espírito Santo do outro. Tem também o lugar para colocar água benta e fica sempre uma vela acesa simbolizando as presenças de Jesus e Maria.

Ter um Santuário Lar é convidar Nossa Senhora para morar na nossa casa, para que ela se estabeleça e continue morando conosco. 

Terminamos o ano de 2009 com 87 imagens peregrinas.

O ano de 2010 foi dedicado à organização das listas, na motivação das missionárias ao trabalho com ânimo e alegria e na preparação para a recoroação das imagens e coroação das 57 imagens que faltavam.

Todas as missionárias estavam pedindo pela coroa nas imagens, e todas participaram com entusiasmo dos três encontros para a preparação.

Os encontros foram feitos à noite, na Paróquia. Cada dia era um tema, para que houvesse a conscientização e o entendimento do significado da coroa. Foram seguidas as orientações do livro adquirido no Santuário, o qual contém todas as informações para a coroação.

Para aquelas que já estavam com a coroa, foi preparada uma fitinha verde para recoroação.

A imagem já pode receber a coroa após um ano de envio da Missionária no Santuário.

A Missa que aconteceu no dia 22 de agosto de 2010 foi preparada com muito carinho. O Livro de Ouro contém todas as assinaturas das missionárias e famílias que participaram.

Encerramos o ano de 2010 com 86 imagens peregrinas (Paraíso: 32 imagens, Capela Nossa Senhora Aparecida: 07 imagens, Capela São Jorge: 16 imagens, Capela São Francisco: 21 imagens e Capela São Vicente: 10 imagens).

A imagem da Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoesntatt, que visita nossos lares é enviada, a partir do Santuário, como portadora de graças e bênçãos para nossas famílias, principalmente das graças especiais do Santuário.

Todas as famílias que recebem a Imagem Peregrina da Mãe Rainha podem transformar o seu lar em um “belo lugar”, em um pequeno Santuário, em uma Igreja doméstica. É preciso que sua vida seja uma verdadeira vida cristã em família, em que a caridade se traduz no amor de Deus e no serviço ao próximo. É preciso deixar-se educar interiormente pela Mãe de Deus, seguindo o seu exemplo e sua direção maternal.

Até aquele ano  havia 86 imagens peregrinas, distribuídas entre Matriz e capelas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *