Pastoral de Rua

Pastoral de Rua

Programa das Pastorais hoje entrevista Andreia, da Pastoral de Rua.

Posted by Nossa Senhora do Paraíso on Sunday, April 26, 2020

Histórico da Pastoral na Paróquia

Criada em 2003, por um grupo de pessoas e acolhida pela Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, a Pastoral de Rua trabalha com o direito de convivência solidária nas ruas, viadutos e “lixões”, estimulando a redescoberta da autoestima e da dignidade dos moradores de rua.
Formada por uma equipe de leigos e religiosos, sensibilizados com o sofrimento das pessoas que moram nas ruas, a Pastoral de Rua tem como principal objetivo abordar aqueles que vivem nas vias públicas e levar a Boa Nova do Evangelho de forma fraterna e solidária.

Em 2003, a Pastoral de Rua, já em funcionamento na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, realizava todas as sextas-feiras, a preparação dos lanches na cozinha da Paróquia. Após a Missa de Cura e Libertação, os membros da Pastoral saiam então pelas ruas da cidade de Santo André para distribuir os lanches e partilhar a palavra de Deus com os irmãos necessitados.

Os moradores em situação de rua são, geralmente, imigrantes que vieram do interior ou de outros estados. Fazem das ruas e praças da cidade suas moradias. Desempregados, buscam alternativas de sobrevivência. Nas grandes cidades, acabam perdendo suas referências. Não tendo como se comunicar com a família, não possuem endereço fixo, não conseguem emprego e documentos, não têm onde guardar seus pertences e perdem a identidade e o próprio nome.

Atualmente, a Pastoral de Rua acontece a cada 15 dias e os lanches são preparados na Capela São Francisco de Assis. O ponto de partida para a missão continua sendo após a Missa de Cura e Libertação na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso.

Neste caminho, seus integrantes procuram incentivar a organização dos moradores de rua em busca da superação do estigma da exclusão e da conquista da cidadania por meio de uma conversão sincera, embasada na palavra de Deus.

O grupo da Pastoral é muito unido e comprometido com a obra.

Uma grande parceria para essa missão é a Casa de Assis, entidade Franciscana que acolhe os irmãos de rua e está presente na cidade de Santo André, desde 2011. É também pela Pastoral de Rua que cada membro do grupo busca ter um encontro pessoal com Jesus e um caminho de conversão verdadeira.

Esperamos que os novos integrantes venham participar dessa obra e que nos auxiliem nessa caminhada de fé e esperança, embora saibamos que isso não seja fácil, pois ainda há um preconceito muito grande da sociedade com relação aos moradores de rua.

O número reduzido de integrantes estende sempre o convite para que mais pessoas venham conhecer a Pastoral de Rua e trabalhar no grupo, assim como solicita que todos colaborem constantemente com doações para a realização concreta da obra. Venha participar você também nessa evangelização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *