De 2001 até 2020

Novo século, início do intenso uso de tecnologias, principalmente quanto aos meios de comunicação: celulares recebem grande número de aplicativos, suas funções se sofisticam… O século mal se inicia e o atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova York, deixa o mundo em sobressalto, dando início à Guerra do Afeganistão e a Guerra no Iraque. Novamente o mundo em luta contra o terrorismo,que vem persistindo. Na Ciência Espacial, chega-se a Marte, um artefato espacial trazendo-nos novas informações… Nas relações internacionais, alguns países despontam no cenário econômico mundial, tornando-se mais diversas as possibilidades. Os recursos naturais do Planeta parecem se exaurir…  

No Brasil, a democracia vai se consolidando, o Plano Real traz estabilidade econômica e a transição de governo de um para outro presidente acontece de forma tranquila. Chega-se ao governo que, ao mesmo tempo em que dá atenção às necessidades populares, caracteriza-se como assistencialista; onde impera a corrupção, que vem minando os recursos que deveriam ser destinados ao povo, mas que servem para “compra” de órgãos governamentais e políticos inescrupulosos por empresas públicas  Espera-se que medidas enérgicas façam com que estes fatos se esclareçam e nosso país possa trilhar o caminho do progresso, ordem e justiça.

Em Santo André, em 2002, a população vê-se abalada pelo assassinato do então prefeito em exercício, Celso Daniel, de forma não esclarecida até nossos dias. Vai distante a Santo André industrial. Temos como fonte econômica o comércio e a área de serviços. Hoje temos um centro urbano com mais de 600 mil habitantes, que apresenta ainda desníveis quanto às condições sociais, embora menos evidentes, e boa vida cultural, em relação às décadas anteriores. Estão em discussão questões que marcam a vida urbana: inclusão social, segurança, meio ambiente e mobilidade – para que nossa cidade possa seguir firme o seu destino: “tu serás, para sempre, na História, marco zero da História paulista”.

 A Igreja Católica denuncia uma sociedade caótica, distante dos valores propostos pelo Cristianismo: o amor ao próximo e o servir. Busca ir ao encontro dos marginalizados, dos excluídos vendo, nestes, o próprio Cristo.

Enquanto isto, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso…

O Padre Vanderlei Ribeiro foi o nosso Pároco, desde 1996 até 2016.

         No decorrer de todos esses anos, sob seus cuidados e orientações, foraminúmeras as participações da Paróquia na vida da Igreja Universal, como: Tríduo de Preparação para o Novo Milênio, Encontro com o Papa João Paulo II no Encontro com as Famílias no Rio de Janeiro, Visita do Papa Bento VI na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe em Aparecida em maio de 2007; Ano Sacerdotal, Ano Paulino e o Ano da Fé.No ano de 1999, teve início a reforma do templo da Matriz Nossa Senhora do Paraíso, finalizada no ano de 2000, sendo construída a torre, a Capela do Santíssimo e algumas salas. As Capelas também tem passado por reformas em seus templos.

             Pastorais e movimentos surgidos no período: Encontro de Casais com Cristo – ECC; Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Movimento Mãe Rainha, Pastoral dos Empresários, Profissionais Liberais e Comerciantes em Geral, Pastoral de Rua, Pastoral Esportiva, Pastoral Missionária (o território da Paróquia foi dividido em Setores Missionários: pequenas comunidades dotadas de equipes próprias, que zelam pela área designada. Recebem o nome de um Santo Padroeiro e procuram viver o carisma missionário deste Santo. São responsáveis pela evangelização, através de Celebrações, visitas a enfermos e eventos; Pastoral do Surdo “Mãos que Louvam, Terço dos Homens, Grupo de Acolhida Lumena, Ministério Paroquial de Cozinha Santa Marta, Ministério Chamas Ardentes do Coração de Jesus, Pastorais de Música, Encontro de Jovens com Cristo – EJC, Projeto Jovens USB (Um Só Batismo), Pastoral da Comunicação (Pascom: composta por alguns núcleos específicos: Jornal “De Olho no Paraíso, Programa “Anuncia-me” na Rádio ABC, Redes Sociais (Facebook e o Youtube). Fotografia e Vídeo: núcleo exclusivo para fotografar e filmar eventos, celebrações e outras atividades pastorais da Matriz Paroquial e das Comunidades. Mural, Arquivo,  Paraíso Web Rádio Paraíso: realiza a transmissão, via internet, das Missas por Cura e Libertação que acontecem às sextas-feiras). Há um estúdio de rádio no Centro de Pastoral Paroquial.

Depoimentos:

 Gracinda e Hermes da Fonseca: “Fato relevante da nossa vivência paroquial foi, por ocasião da Missa de Ação de Graças, quando o Padre Vanderlei Ribeiro apresentou à Comunidade a Declaração do ”Usucapião” do terreno, onde foram construídos a Matriz Paroquial, o Centro de Pastoral “Padre Luiz Paganini” e o Salão Paroquial.”

Maria Helena dos Reis: “Participo da Comunidade Nossa Senhora Aparecida desde quando começou com terços nas casas, Vias Sacras, novenas de Natal… Participo até hoje da Equipe de Liturgia da Paróquia e de outras Pastorais na Capela Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, com muito amor.”

Joaquim Santos: Participava da Igreja Nossa Senhora do Paraíso desde 1995, quando batizamos meu filho. Comecei na Pastoral da Família, fiz Encontro de Casais. Quando foi construída a nossa Capela, fui me envolvendo em outras Pastorais e na Equipe de Nossa Senhora. Eu e minha esposa Josefa fomos convidados para ser Ministros da Eucaristia. Servir Jesus aos irmãos é um privilégio gratificante.

Jubileu de Ouro – os 50 anos de nossa Paróquia: Em 2012, iniciamos oficialmente as comemorações: apresentação da Oração do Jubileu e, das equipes de preparação, em suas três dimensões: Histórica, Espiritual e de Festejos. A escolha do símbolo do Tríduo e dos temas do Tríduo: 2012– A Paróquia e a Família; 2013 – A Paróquia e o Ano da Fé; 2014 – A Paróquia e as Santas Missões

Principais eventos em comemoração ao Jubileu:      

Placa comemorativa abrindo oficialmente o Tríduo Jubilar, afixada à entrada da Matriz;

Missas nas residências: foram sorteadas 50 casas entre os dizimistas da Paróquia, com a celebração de 50 missas.

Livro de Ouro, assinado pelos paroquianos da Matriz e Capelas. E muitos outos.

O Pároco Padre Vanderlei Ribeiro e o Bispo D. Nelson Westrupp

No Livro de Ouro, o Bispo Diocesano à época, D. Nelson Westrupp cita:

“Convido todos os paroquianos e paroquianas a olharem demoradamente para Cristo Ressuscitado. Ele é a Fonte da Vida plena, o Caminho e a Verdade que conduzem ao “Paraíso. Celebrar o Jubileu de Ouro da Paróquia é ocasião áurea para tornar-se verdadeiro discípulo missionário de Cristo. Contemplando o Coração materno de Nossa Senhora do Paraíso, estrela e esperança da Evangelização, continuemos com alegria a espalhar as sementes do Verbo por onde passarmos”. (trecho)

Tive a honra de escrever mensagem, no Livro de Ouro, em nome de todos os paroquianos:

“E assim se fez a vontade do Senhor! Um pequeno grupo de abnegados cristãos lançou a semente, com coragem e determinação. Mentes inquietas e mãos calejadas se juntaram e, tijolo por tijolo, se construiu a casa de Deus, que receberia os fieis em união: esta sim, a Igreja, o Corpo de Cristo Jesus!

Passaram-se cinquenta anos… Esta Caminhada Santa vem sendo relembrada nestes anos do Tríduo Jubilar: o memorial dos fundadores, os Párocos que deram tudo de si para que a vida espiritual dos paroquianos florescesse, paralelamente à ampliação da dimensão paroquial. Foram erigidas as Capelas: São Jorge e Nossa Senhora das Graças; São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia; São Vicente de Paulo e Nossa Senhora Rosa Mística; Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito. [ ] Paróquia viva, pulsando amorosamente em cumprimento aos ensinamentos do Mestre. A Paróquia, hoje, é um conjunto de pequenas comunidades, setores, nos quais existe partilha, proximidade, em comunhão com Cristo, sob orientação do sacerdote.

Este é o novo tempo e cada um de nós precisa ter clareza e discernimento, para compreender e assumir sua posição cristã em nossa Comunidade.  Ao comemorarmos o Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, vamos assumir o mesmo compromisso que nossos antecessores souberam bem cumprir. Com a participação das novas gerações, cabe perguntar, à luz da experiência dos primeiros discípulos evangelizadores: Como fazer da nossa Paróquia Nossa Senhora do Paraíso o lugar da experiência de Cristo vivo, o lugar da fraternidade e da comunhão de vida? Redescobrindo a experiência da vida cristã, façamos o caminho proposto por Cristo aos discípulos, juntando-nos a Ele, que continua vivo e presente em sua Igreja. Ao futuro, com Cristo!”

            Passado o evento do Jubileu, o Bispo D. Nelson Westrupp, atingindo o limite de idade, passou a ser Bispo Emérito, passando a Diocese de Santo André a ter novo Bispo, D.Pedro Carlos Cipollini.  A Paróquia foi surpreendida pela transferência do Pároco, Padre Vanderlei Ribeiro, após tantos anos entre nós. Porém, recebemos a bênção de um novo Pároco, Padre Vanderlei Nunes, que assumiu há três anos. Com seu jeito afável e acolhedor, atende a todo o território paroquial, contando atualmente com a participação do Vigário da Matriz, Padre Jurandir Ribeiro. Nossa Paróquia continua sua caminhada viva e pulsante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *