Santa Filomena

Conhecida pelo Cordão de Santa Filomena, a virgem mártir de 13 anos de idade foi uma jovem grega morta pelo imperador romano Diocleciano, no terceiro século da era cristã. Depois de violentamente chicoteada e seu corpo tendo sido atravessado por flechas, Filomena sobreviveu milagrosamente à tortura atroz e ainda foi condenada então ao afogamento com uma âncora amarrada ao seu pescoço para que finalmente morresse. Inacreditavelmente, conseguiu salvar-se novamente ao ser resgatada, segundo tradições, por dois anjos diante do episódio.  

O motivo de todo o ódio do imperador por Filomena foi o pedido negado pela jovem, em casar-se com ele.

De uma fidelidade absoluta à Deus em cumprir o primeiro mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas”, Filomena havia feito voto de castidade aos 12 anos de idade para se tornar a “esposa” de Jesus. Dessa forma, ao ter recebido propostas de casamento e mesmo súplicas de seus pais ao pedido, a jovem cumpriu seu voto até o fim de sua vida, mesmo tendo sofrido torturas e morte terrível. Como consequência de milagres e conversões até mesmo dos soldados do imperador diante de sua sobrevivência mesmo face às tentativas de morte, Diocleciano, por fim, ordenou cortar a cabeça de Filomena que, assim, tornou-se mártir jovem e virgem na história do cristianismo.

O dia 10 de agosto de 1805, data do aniversário de seu martírio é quando fiéis do mundo inteiro relembram principalmente dos incontáveis milagres que Santa Filomena tem feito em favor de seus devotos. Seus restos mortais foram encontrados nas catacumbas de Santa Priscila, na Itália e levados para Mugnano, perto de Nápoles. Os Papas Pio IX, Leão XIII e São Pio X foram alguns dos que receberam graças e realizaram peregrinações até onde encontra-se seu corpo.

O CORDÃO DE SANTA FILOMENA

São João Batista Maria Vianney, o Cura d’Ars, foi o maior difusor do Cordão de Santa Filomena. Seu uso foi aprovado pelo Papa Leão XVIII em 1893, concedendo indulgências aos que o usarem com reta intenção e rezarem a oração pela santa jovem mártir. As indulgências plenárias com o Cordão são obtidas ao confessar-se, comungar e visitar alguma igreja ou um doente, rezando pelas intenções do Papa.

Oração à Santa Filomena

Ó Santa Filomena, Virgem e Mártir, rogai por nós para que, por meio de vossa poderosa intercessão, possamos obter a pureza de alma e de coração que conduz ao perfeito amor de Deus.

Como usar o Cordão

O cordão deve ser usado na cintura, sob a roupa, e, se possível, não retirado. Diante da impossibilidade de usá-lo à cintura, pode-se colocá-lo no braço ou na perna.

Santa Filomena, rogai por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *